Pesquisar este blog

sábado, 31 de julho de 2010

A mulher e a musculação : o medo do corpo masculinizado


A maioria das minhas alunas ao iniciarem o treinamento na musculação tem o seguinte receio: ficar musculosa, ou seja, ter o corpo parecido com dos homens. A frase mais usada pelas mulheres é “eu não quero ficar grande”. Para isso acontecer, a mulher deve ter necessariamente uma predisposição genética à hipertrofia, o que não é muito comum.
O receio se torna infundado devido a algumas características:
- as mulheres possuem um número menor de fibras musculares que os homens;
- as fibras musculares são menores;
- a produção de testosterona é de 10 a 20 vezes menor.
Os itens acima são diferenças importantes entre homens e mulheres, e essas especificidades do sexo feminino dificultam o trabalho de hipertrofia. Portanto, sem o uso de anabolizantes será muito difícil a mulher ficar com o corpo masculinizado.
Por outro lado, os exercícios na musculação se realizados com a técnica correta e com um programa de treinamento adequado trará os seguintes benefícios:
- melhor modelagem óssea, o que previne a osteoporose;
- aumento de força para realizar atividades cotidianas e para os esportes;
- aumento da massa muscular e diminuição de gordura corporal;
- aumento da auto-estima;
- músculos mais fortes reduzem o risco de lesões musculares e articulares.
Normalmente, as mulheres não gostam de exercícios para membros superiores (peitoral, dorsal, bíceps e tríceps) e alegam que são exercícios para homens. No entanto, desenvolver a musculatura dos membros superiores é importantíssimo, pois é comum encontrarmos problemas posturais. Exemplo: a hipercifose (aumento da curvatura da região dorsal), isto é, a pessoa com uma aparência corcunda. Com um trabalho de fortalecimento dos músculos dorsais, assim como alongamento do peitoral, isto pode ser corrigido ou atenuado. Então, se você não gosta de determinados exercícios, converse com seu professor e tentem entrar num consenso, mas não deixe de trabalhar a musculatura dos membros superiores.
É evidente que existem alterações corporais a partir da prática da musculação e da mudança nos hábitos alimentares, mas para que você atinja seus objetivos é fundamental a figura do profissional de Educação Física na elaboração do programa de treinamento.
Movimente-se !!!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Qual o melhor exercício físico?

É comum as pessoas me perguntarem "o que eu faço? Qual é o melhor exercício?", e sempre respondo com outra pergunta "o que você gosta de fazer?". O “gostar de fazer a atividade” é que fará você iniciar e continuar seu programa de treinamento. Estudos mostram que quando se realiza atividades onde o prazer está associado, é raro as pessoas desistirem. O interessante é que existem muitas opções, o que nos dá a liberdade de encontrar algo que seja prazeroso e que traga benefícios a saúde. Nas academias temos a parte da musculação, a área dos exercícios aeróbios (esteiras e bikes), natação, hidroginástica, assim como aulas de step, pilates, spinning, ioga, dança, etc. Temos também as praticadas ao ar livre como: corrida e caminhada. Além disso, temos os esportes coletivos: futebol, vôlei, basquete, handebol.
Claro, dependendo do seu objetivo, você será direcionado a algumas atividades específicas, pois cada uma possui particularidades e você pode alcançar os resultados esperados. Listei algumas opções, existem várias outras, agora é a hora de escolher a que mais gosta e iniciar.

Obs: antes de iniciar um programa de treinamento realize um check-up com seu médico.
Movimente-se !!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bem vindos !!!

Gostaria de convidá-los a participar do meu blog, onde o objetivo foi criar um espaço para discutir temas relacionados aos esportes e aos exercícios físicos. Espero que participem e escrevam suas dúvidas para que possamos juntos criar uma rede com informações relevantes, que tragam alguma melhora na prática da atividade escolhida.

Abraços a todos,
Márcio Vinhão