Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2010

O futebol transformando Ruanda

Esta é uma das melhores reportagens que assisti a respeito do esporte. Mas, desta vez, não está relacionada a ídolos, a jogadas maravilhosas, superação dos limites físicos, ao esporte de alto rendimento, onde há um vitorioso e um perdedor. Este vídeo demonstra fundamentalmente uma das funções para a qual o esporte pode ser utilizado pela sociedade: como uma ferramenta que agrega valores, que integra e transforma as pessoas. O esporte em Ruanda é a esperança de reconstruir uma sociedade dilacerada por uma guerra civil.
Chega de comentários, acredito que o vídeo fale por si só.

Movimente-se!!!!





sábado, 25 de setembro de 2010

26 de setembro - dia mundial do coração

Você já pensou em como está cuidando do seu coração?

O coração é uma bomba muito eficiente: em repouso bombeia cerca de 4 litros de sangue por minuto. Quando submetido a esforço físico, chega a 20 litros. Mas, sem treino, ele sofre problemas. Enfraquecido e debilitado traz sérios problemas para a saúde.

Com o coração fraco você cansa mais rápido, a circulação fica deficiente, os músculos não recebem quantidade suficiente de sangue, oxigênio e nutrientes, as paredes arteriais ficam mais sensíveis ao depósito de gordura, a sua freqüência cardíaca em repouso varia de 80 a 100 batidas por minuto, um esforço desnecessário já que um coração treinado bate cerca de 50 a 70 vezes por minuto.

Veja a diferença na quantidade de batimentos do coração entre uma pessoa sedentária e outra com resistência cardiorespiratória em um dia.

100 batimentos x 1.440 minutos= (S) 144.000

70 batimentos x 1.440 minutos= (T) 100.800

(S) 144.000 – (T) 100.800 = 43.200



Quando uma pessoa faz atividades físicas, o coração tem que se adaptar ao treinamento, ou seja, aumenta a utilização da gordura, diminui a resistência vascular periférica e há um do consumo maior de oxigênio. Portanto, o risco de doenças cardiovasculares também é menor.

Benefícios do aumento da resistência cardiorespiratória:

- Redução da pressão arterial;

- Aumento do colesterol HDL;

- Diminuição do colesterol total;

- Diminuição dos estoques de gordura;

- Aumento da capacidade de trabalho aeróbico;

- Diminuição de sintomas clínicos de depressão, tensão e ansiedade;

- Aumento da função cardíaca;

- Possibilidade de redução na mortalidade de pacientes pós-infarto do miocárdio.

Movimente-se !!!!

domingo, 19 de setembro de 2010

Obesidade (parte I): metade da população brasileira está fora do peso ideal

O brasileiro está ganhando peso ao longo dos anos, é o que indica os dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa foi realizada em parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde, que entrevistou e tomou medidas de peso e altura de pessoas em 55.970 domicílios em todos os estados e no Distrito Federal. Foram analisados os dados de mais de 188 mil pessoas de todas as idades. Os homens acima do peso na população de 20 anos ou mais chegou a 50,1%. Na POF de 2002-2003, o número é de 41,4%. Entre as mulheres, o percentual aumentou de 40,9% para 48%. O aumento de peso é identificado em todas as faixas etárias, independente do sexo, da região ou da faixa de renda. Com isso, quase metade da população está acima do peso ideal. A pesquisa apresenta o avanço da obesidade nas últimas décadas. Desde 1974, o percentual de homens obesos mais do que quadruplicou (passou de 2,8% para 12,4%) e entre as mulheres dobrou (passou de 8% para 16,9%). Nas crianças de 5 a 9 anos, o percentual de obesidade subiu de 2,9% para 16,6%. Além disso, o item excesso de peso subiu de 10,9% para 34,8%, demonstrando um quadro extremamente preocupante. A explicação para o aumento de peso da população está relacionada as alterações nos hábitos alimentares e na ausência de atividade física regular. Este é um problema de saúde pública, ou seja, é necessário uma política de educação alimentar e de incentivo a prática de atividades físicas, sendo um trabalho em conjunto principalmente do Ministério da Saúde e da Educação, para evitar um processo de epidemia da obesidade como atualmente existe nos Estados Unidos.

Estudos apontam que 80% das crianças obesas tornam-se adultos obesos.

Sendo assim, quanto mais cedo (idade) iniciarmos a prática de atividades físicas e adotarmos uma alimentação saudável e equilibrada, maior será a probabilidade dessas características se perpetuarem ao longo da vida.

Estimulem seus filhos, sobrinhos, alunos, as crianças do seu convívio social, a fim de evitar a obesidade infantil e para que estas, ao se tornarem adultos, não façam parte dessa preocupante estatística.

fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1699&id_pagina=1

Movimente-se !!!!!

Leia no blog: A balança: musculação emagrece ou não?



Exercícios físicos deixam as crianças mais inteligentes?

Estudos anteriores mostraram que filhotes de rato, quando faziam exercícios físicos com regularidade, apresentavam um maior crescimento de certas áreas do cérebro, os tornando, basicamente, mais ativos do que os cérebros de filhotes sedentários. Cientistas testaram crianças, para descobrir se esse mesmo efeito pode ser observado em humanos. Eles “recrutaram” crianças com idades entre 9 e 10 anos e pediram para que elas corressem – comparando seus tempos, eles as classificaram em “atleta”, “em forma” e “sedentária”. Apenas as crianças nas categorias “atleta” e “sedentária” foram usadas no estudo. Os dois grupos completaram uma série de exercícios cognitivos e tiveram seus cérebros examinados através de ressonância magnética, para que os cientistas pudessem medir o volume das áreas do órgão. Como esperado, as crianças “atletas” se saíram melhor nos testes cognitivos, mas os cientistas conseguiram descobrir porque isso acontece. Uma área do cérebro, chamada gânglio basal, era maior nas crianças que faziam mais exercícios – essa parte do órgão é responsável pela atenção e pela habilidade de controlar as atitudes de uma pessoa. As crianças tinham peso similar, base socioeconômica similar, o que permite dizer que o único fator que poderia interferir nessa variação do tamanho da gânglia basal era devida ao exercício mais frequente que as “atletas” faziam. Outro estudo similar feito na Universidade de Illinois mostrou que as crianças que fazem mais exercícios tinham um hipocampo maior. Em conjunto, o hipocampo e o gânglio basal são responsáveis pelos nossos pensamentos mais complexos. Então é possível afirmar que, se você quer que seu filho melhore as notas na escola, seria bom fazer com que ele praticasse algum tipo de esporte. Como o índice de obesidade infantil está subindo, é importante mostrar aos pais que manter seu filho em forma não é apenas uma questão estética – é importante para a saúde física e mental da criança.

Texto publicado no site Portal da Educação Física.
Fonte: Hypescience.com

Movimente-se !!!!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Caminhadas rápidas podem prevenir 10 mil casos de câncer de mama e intestino ao ano, segundo dados do The World Cancer Research Fund

Segundo dados recentes do The World Cancer Research Fund (WCRF), cerca de 10 mil casos de câncer de mama e intestino poderão ser prevenidos a cada ano no Reino Unido se as pessoas fizerem mais caminhadas rápidas. Qualquer atividade física moderada que acelere o coração e faça você respirar mais profundamente pode trazer os mesmos benefícios à saúde.

Os dados sugerem que 45 minutos ao dia de exercícios moderados podem prevenir cerca de 5.500 casos de câncer de mama, e que 30 minutos de atividades moderadas, pelo menos 5 dias na semana, podem evitar 4.600 casos de câncer de intestino ao ano.

A equipe do WRCF reforçou que o mais importante é o tempo total de atividade. Você não precisa exercitar-se direto durante 45 minutos ao dia para alcançar estes benefícios. Caminhadas curtas que acelerem o coração também são benéficas.

A coordenadora, Dra. Rachel Thompson, disse que com pequenas mudanças na rotina diária é possível alcançar ganhos reais para a saúde. De acordo com o estudo, ainda que as atividades físicas não sejam realizadas diariamente, elas trazem melhorias.


Matéria: News.med.br (notícias e informações sobre saúde)

http://www.news.med.br/p/caminhadas+rapidas+podem+prevenir+1-70078.html

Fonte: The World Cancer Research Fund


Movimente-se !!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

1 de setembro - dia do professor de Educação Física

Este post é para homenagear todos os professores de Educação Física, um profissional que certamente fez, fará ou faz parte da sua vida cotidiana. Será que você lembra do nome do seu Professor de Educação Física do colégio? Quem é o seu professor na academia ou no clube? E o seu filho, com quem ele faz as aulas nas escolinhas de esportes?

É comum a divulgação dos benefícios da prática de esportes e exercícios físicos nas diferentes faixas etárias e em todas essas fases existe um profissional de Educação Física acompanhando todo o processo. É ele que elabora os treinamentos para a melhoria da saúde e do condicionamento físico, é este profissional que nas escolas transmite valores para as nossas crianças por meio dos esportes e das brincadeiras, assim como tem um papel fundamental nos esportes competitivos como preparadores físicos, técnicos, etc. Por isso, valorize este PROFESSOR que está ao seu lado e que te assessora nos diferentes ambientes que frequenta.
Parabéns a todos nós !!!!