Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O que comer após o treino?




Texto escrito pela nutricionista Priscila Moreira:

- Nutricionista Clínica e Esportiva
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP
- Instituto de Metabolismo e Nutrição - IMeN

A qualidade de vida, a recuperação e/ou manutenção da saúde, a prática regular de exercícios físicos, a estética, o ganho e definição da massa muscular, a perda de peso, as relações interpessoais, o treinamento, entre outros, são alguns dos motivos que têm levado as pessoas a procurar cada vez mais as academias.

O Fato da minoria dos usuários de suplementos procurar orientação de nutricionistas pode ser explicado pela grande discrepância entre os objetivos dos nutricionistas (alimentação saudável) e os objetivos imediatos do esportista em uma academia (desempenho e estética).

A alimentação tem papel fundamental tanto para promoção da saúde e prevenção/tratamento de doenças, quanto para melhora do desempenho esportivo e estética.

Independente do objetivo, seja para ganho de massa muscular, ou emagrecimento, realizar uma refeição após o treino é imprescindível para promover a recuperação muscular e suprir os estoques de glicogênio despendidos durante a atividade física. O que vai variar, de acordo com o tipo físico e o objetivo de cada um, é a quantidade de alimento e a necessidade de suplementação.

Vale lembrar que, durante a atividade física, o principal “combustível” utilizado é o glicogênio, proveniente dos carboidratos, por isso a indicação do consumo de alimentos ricos em carboidrato antes do treino: Pães, frutas, cereais etc. Se o objetivo for ganho de massa muscular, a indicação de uma suplementação a base de carboidrato pode ser avaliada e indicada.

Após o treino, devemos consumir alimentos que consigam suprir as necessidades de carboidrato e proteína. Dependendo do horário do treino, do objetivo e do tipo físico, pode ser avaliado e indicado o uso de suplementos alimentares. Sem esquecer que, o suplemento entra na alimentação para complementar, e não para substituir qualquer refeição.

Opções para o pós-treino:

Caso o treino termine próximo ao horário do almoço ou jantar, vale a pena caprichar em uma refeição completa e balanceada:

Arroz + feijão + carne magra (boi/peixe/frango) + legumes + salada de folhas + fruta ou suco natural.

Caso o treino termine em horários intermediários opções mais leves são mais apropriadas:

Vitamina de frutas com leite desnatado OU Pão com queijo magro + suco de frutas OU Iogurte com cereais...

Lembrando sempre que uma avaliação nutricional individual é indispensável, para que possa ser traçado um plano alimentar eficaz.

Consulte um nutricionista!

NNutr. Priscila Moreira
Tel: (11) 7827-5359
@prilamoreira