Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Você conhece os produtos diet e light?

Texto escrito pela nutricionista Priscila Moreira:
- Nutricionista Clínica e Esportiva
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP
- Parceira da M.V Qualidade de Vida e Saúde
Tel:  (11) 99538-8439 /  @prilamoreira 

Consumo consciente de alimentos Diet e Light.

Como fazer a escolha correta? 

Chega segunda-feira e você esta determinado a finalmente começar a dieta. Resolve ir as compras e se dá conta de que existem vários produtos disponíveis no mercado, direcionados para perda de peso, com imagens de pessoas magras e bonitas, com expressões nos rótulos dizendo “0%”, “Zero”, “Light”, “Diet” etc. Então surge a questão: Qual a melhor opção? Qual devo escolher? Posso consumir a vontade, ou existe um limite?
Vamos por partes...

O que é um alimento Diet?

É todo alimento isento de um ou mais ingredientes de sua formula original. E este ingrediente não necessariamente é o açúcar, porém é o mais comum. Esses alimentos são produzidos para atender as necessidades específicas de pessoas portadoras de algumas doenças, como diabetes, hipertensão, fenilcetonúria. Aqui no Brasil, a expressão “Diet” é usada para identificar a ausência de açúcar, na maioria das vezes. Em outras, podemos observar a expressão “0% de Açúcar” ou “Zero Açúcar” ou “Sem adição de açúcar”.


O que é um alimento Light?

São alimentos que tem redução de no mínimo 25% de calorias, comparado ao mesmo produto regular. Ou seja, a versão light de um iogurte, por exemplo, deve ter no mínimo 25% menos calorias que a versão original para ser considerado light. Essa redução calórica é atingida retirando ou diminuindo a quantidade de gorduras e açúcares, substituindo por espessantes e adoçantes.

Um alimento pode indicar ser “0% de açúcar” e também possuir a expressão “Light”. Isso indica que além de não ter adição de açúcar, ele também possui valor calórico reduzido.

Dica:


A ausência de açúcar na formulação de um alimento, é suprida pela adição de adoçantes, porém, muitas vezes, as quantidades de gorduras permanecem as mesmas, ou maiores, como é o caso dos chocolates dietéticos. 


Alguns alimentos são naturalmente calóricos, então mesmo as versões diet e light devem ser consumidas com moderação e, de preferência sob a supervisão de um Nutricionista, dentro de uma dieta equilibrada.




quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Em movimento contra a endometriose

No Brasil, 6 milhões de mulheres sofrem com a endometriose. A gravidez tardia e em menor número, está entre as principais causas da doença. As mudanças socioculturais interferiram também no ciclo menstrual da mulher moderna. No começo do século passado, uma mulher menstruava cerca de 40 vezes ao longo da vida, porque tinha muitos filhos, um atrás do outro. Hoje, a mulher menstrua, em média, 400 vezes. “Com essa mudança de comportamento, muitas mulheres apresentam mais refluxo menstrual e maior predisposição para a doença”, explica diz Mauricio Abrão, diretor do Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas (HC) e um dos fundadores do Núcleo Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Endometriose (NEPE).
A endometriose ocorre quando partes do endométrio, tecido que reveste internamente a cavidade uterina e é parcialmente eliminado pela menstruação, fixam-se em órgãos como ovários, ligamentos pélvicos, intestino, bexiga e apêndice. A endometriose pode provocar cólicas menstruais intensas (às vezes tão fortes que impedem a mulher de manter sua rotina), dificuldades para engravidar e até mesmo levar a um quadro de infertilidade, quando não diagnosticada e tratada precocemente.
Os avanços da medicina e dos métodos de imagem são grandes aliados para o diagnóstico dessa condição. Entre as ferramentas disponíveis para o diagnóstico por imagem da endometriose, a mais utilizada hoje é a ultra-sonografia transvaginal com preparo intestinal. “O exame é muito eficiente porque possibilita, com excelentes resultados, a identificação dos focos de endometriose nos ovários e na pelve”, explica Luciana Pardini Chamié, radiologista do Grupo de Abdome do Fleury Medicina e Saúde. Para os casos mais complexos, com múltiplos focos da doença ou quando há um processo aderencial muito intenso, a ressonância magnética da pelve contribui e complementa a avaliação.
 
São inúmeros os benefícios da atividade física para a saúde. Entre eles, está o combate a essa doença, que já atinge uma em cada dez mulheres
Correr, nadar, pedalar... você já deve ter ouvido que a prática de alguma dessas atividades físicas é benéfica para pulmões, coração, músculos. Mas manter o corpo ativo pode ter muitos outros benefícios que você desconhece. Além do bem-estar físico, eles podem ser aliados importantíssimos na prevenção da endometriose, doença que hoje atinge entre 10% a 15% das mulheres em idade fértil no mundo. A prática de atividade física regrada libera no organismo um hormônio chamado beta-endorfina. Quando ele entra em ação, diminui a quantidade de outro hormônio, o estrogênio, que está relacionado ao desenvolvimento dessa doença.

Além disso, desde que bem orientado, o exercício físico equilibra o sistema imunológico da mulher. E, embora as causas da endometriose ainda não estejam bem estabelecidas, alterações do sistema imune estão entre os fatores mais implicados no aparecimento da endometriose. “Para que atue como coadjuvante da imunidade e da regulação hormonal, a atividade física deve ser feita com intensidade e freqüência semanal adequada, respeitando os limites de cada organismo”, diz Abrão.

A atividade física também ajuda a combater o estresse, outro fator associado com a endometriose. Segundo Abrão, o estresse se relaciona com o distúrbio de duas maneiras: alterando o funcionamento hormonal ou baixando a imunidade. Em situações muito estressantes, há um pico de liberação de adrenalina no organismo e, conseqüentemente, um estímulo hormonal inadequado. Isso pode gerar alterações menstruais (na ovulação ou até sangramentos). “Há evidências que mostram que, por ser a endometriose uma doença que envolve imunidade, trabalhar em situações de estresse pode desenvolvê-la e agravá-la”, afirma o especialista.
 
Movimente-se !!!!