Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cuidado com as armadilhas do verão


Texto escrito pela nutricionista Priscila Moreira:
- Nutricionista Clínica e Esportiva
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP
- Parceira da M.V Qualidade de Vida e Saúde
Tel:  (11) 99538-8439 /  @prilamoreira 


Para muitas pessoas, férias de verão é sinônimo de praia e piscina, longas horas de lazer no sol e pouca preocupação com a qualidade da alimentação. Porém, é preciso se alimentar bem para lidar com o sol e todas as atividades envolvidas nesta deliciosa estação.

Pensando nisso, listamos os alimentos consumidos com maior frequência na praia ou na beira da piscina, para facilitar seu cuidado com a alimentação.

Veja a seguir o Semáforo da Dieta de Verão:



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Adote uma Alimentação Saudável




Texto escrito pela nutricionista Priscila Moreira:
- Nutricionista Clínica e Esportiva
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP
- Parceira da M.V Qualidade de Vida e Saúde
Tel:  (11) 99538-8439 /  @prilamoreira 


O alimento é composto por nutrientes que indicam sua composição. Estes nutrientes são: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, sais minerais, fibras e água. Dependendo do alimento, sua composição terá maior ou menor quantidade desses nutrientes, ou até sua ausência. E cada um deles, tem uma função em nosso organismo.

As proteínas, alimentos construtores, são aqueles que promovem o crescimento, através da formação dos tecidos, e a manutenção de nosso corpo. Os representantes deste grupo são: carne vermelha, peixes, aves, ovo, leite e derivados.

Os carboidratos são produtores de energia, fornecendo combustível para realizarmos nossas atividades do dia a dia. São carboidratos o arroz, a farinha, os pães, a batata, a mandioca, entre outros. Os lipídios, óleos e gorduras sólidas, sendo fonte secundária de energia, fornecem maior quantidade de calorias na alimentação. Portanto, juntos estes dois tipos de alimentos compõem o grupo dos alimentos energéticos. 

Há também o grupo dos alimentos reguladores, aqueles que têm a tarefa de regular reações químicas do organismo, permitindo que nossas defesas atuem com eficiência, turbinando a memória e dando um basta nos radicais livres (moléculas que aceleram nosso envelhecimento). Este grupo de alimentos é composto pelas vitaminas e sais minerais.

Todas as refeições devem conter uma porção de alimentos de cada grupo, sendo esta porção variável de acordo com a altura, composição corporal e outras características de cada individuo.
ü  
  •     Procure consumir diariamente, de forma equilibrada, todos os nutrientes.
  •      Não deixe de realizar as refeições principais.