Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Treinar ou Malhar?


 Na maioria dos meus textos tento mostrar que TREINAR é completamente diferente de ir a academia "MALHAR", mas pelo número de mensagens que recebo sobre o assunto, acredito que algumas pessoas ainda não conseguiram entender quais são essas diferenças.

Primeiro deixo uma pergunta: como será que um atleta se prepara para participar de uma Olimpíada? Você vai responder "Ele TREIN...A". Mas, TREINAR exige PLANEJAMENTO a longo prazo, ou seja, uma periodização com metas pré-definidas para cada ciclo de treinamento no âmbito da composição corporal e capacidades físicas que deverão ser desenvolvidas. Um atleta olímpico, seja qual for a modalidade, terá uma periodização com o objetivo de atingir o ápice da performance esportiva dentro dos Jogos Olímpicos, obtendo o resultado de todo esse processo após 4 anos.

Nesse momento você deve estar pensando "isso é só para atleta, é muito tempo, não dará certo comigo". E assim passam-se anos "malhando", sem objetivos definidos e muitos menos avaliações frequentes para identificar os resultados. Conheço inúmeros casos de pessoas que rodam de academia em academia procurando um estímulo para continuar e porque acreditam que apenas essa mudança será suficiente, que reclamam do treino do professor, da prescrição alimentar da nutricionista, mas não percebem que a falha está no processo como um todo.

Então, vamos tentar desmistificar de uma vez por todas essa história de que PLANEJAMENTO, PERIODIZAÇÃO, METAS, AVALIAÇÕES, são expressões utilizadas apenas com atletas e não para qualquer pessoa que frequenta uma academia.

Olhem a figura:
- Quadro 1-Planejamento: após a primeira avaliação em 10/07/2014, foi elaborada a periodização de treinamento para 22 semanas (será que é muito longo? Há quantos anos você "malha"?).
É no momento de elaborar a PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO que o treinador utilizará todo seu conhecimento em treinamento desportivo e fisiologia do exercício, pois as estratégias e métodos previamente definidos vão influenciar diretamente na definição das metas, assim como nas capacidades físicas que serão enfatizadas em cada ciclo.
Vale lembrar que a periodização PODE e DEVE ser alterada no meio do percurso se por algum motivo os resultados esperados no âmbito de composição corporal e melhora da condição física do indivíduo não forem atingidos.

- Quadro 2-Metas: metas pré-definidas para o macrociclo de treinamento.
Existe a meta geral, que corresponde ao macrociclo, mas também são definidas metas a serem alcançadas em cada mesociclo de 4 a 6 semanas.

- Quadro 3-Avaliações: resultado após cada mesociclo (4 a 6 semanas) e resultado final após as 22 semanas.

Analisando o quadro 2-Metas, certamente será fácil identificar que o objetivo era perda de peso, ou seja, diminuição da gordura corporal.
Vamos aos números:
- Peso corporal início 76,8kg - meta 71,70 - resultado final 70,6.
- Massa gorda início 22,8kg - meta 16,6kg - resultado final 15,1kg.
- Massa Magra início 54 - meta 55,1kg - resultado final 55,5kg.
Todas as metas atingidas !!!!

Um dado importante a ser analisado e muito comemorado, é o ganho de massa magra (músculos), mesmo com 22 semanas de treinamento com déficit calórico de 300kcal/dia. A preservação ou ganho de massa magra, quando se está em fases de diminuição de gordura corporal (emagrecimento) é sempre muito complicado, pois qualquer errinho de cálculo pode resultar em uma prescrição alimentar com uma quantidade de calorias diárias muito baixa e, consequentemente, os resultados não serão tão animadores. Por exemplo, do segundo para o terceiro mesociclo de treinamento houve uma diminuição de 1,2kg de massa magra.

Acredito que deu para entender a importância das AVALIAÇÕES ao término de cada mesociclo de treinamento, certo? Sem esses dados, certamente não seria possível fazer a comparação entre os períodos de treinamento e muito menos as correções na rota (treinamento+dieta) para o próximo ciclo.

Então, não fique triste, depressivo, nem pense em desistir se em alguma avaliação não foi possível alcançar a meta, pois as avaliações são exatamente para nos mostrar os resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos.

Pensa que acabou? Em janeiro começa novamente todo processo, novo planejamento, novas metas, novos desafios, assim segue a vida de quem treina.

Agora que você sabe que pode sair daquele ciclo vicioso da malhação, que é entrar na academia, pegar sua ficha de treino (que é alterada após 6 meses) para realizar seus exercícios todos os dias, sem ao menos saber se realmente está surtindo algum efeito, o que está esperando para TREINAR de verdade?

Obs: para você que diz não ter TEMPO, esta pessoa é uma enfermeira, trabalha em um posto de saúde a tarde e alguns dias da semana faz plantão a NOITE INTEIRA em um hospital. É evidente que nos dias pós-plantão, cujo as horas de sono são de 3 a 4hrs/dia, era necessário adequar a intensidade e volume do treinamento. No entanto, mesmo sonolenta e cansada, estava na academia para treinar.

PARABÉNS Alessandra Martins Correia pelo empenho e dedicação nos treinos e Priscila Moreira pela assessoria nutricional