Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Arthur Friedenreich: um ídolo do futebol, um exemplo de cidadania

Você conhece Arthur Friedenreich?

Ele foi o primeiro ídolo do futebol brasileiro e é considerado até hoje um dos maiores jogadores da história do nosso país. Além de um atleta excepcional, Friedenreich mostrou-se um cidadão que luta pelos seus ideais e pelos interesses da nação.

A revolução de 1932: o governo de Getúlio Vargas decide impor interventores para comandar os estados brasileiros. Inconformada, a elite de São Paulo decide reagir, exigindo eleições e uma nova constituição. Sem outra opção, os opositores da ditadura decidem pegar em armas e combater o governo com suas próprias mãos, em nome da liberdade e da lei. Entre os soldados, atletas famosos do esporte brasileiro, que tomam a decisão de deixar a vida esportista e se engajar na causa política. Arthur Friedenreich, jogador de futebol, ídolo da época, um dos representantes dos batalhões esportistas convocava seus companheiros pelo rádio. Junto a ele, nomes famosos do atletismo como João e Walter Rehder. Todos abriram mão de suas profissões, deixaram de competir importantes eventos, como as Olímpiadas de Los Angeles de 1932. No total, 1500 indivíduos vindos do esporte, craques forçados a interromper a carreira para entrar na guerra contra governo de Getúlio. (Fonte: lidebrasil.com.br)

Devemos muito a estes bravos atletas, que deixaram de lado o esporte, os seus sonhos e objetivos, e lutaram pelos direitos dos brasileiros.

Veja abaixo o vídeo produzido esporte espetacular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário