Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Médicos e nutricionista esportivos prescrevendo treino?

Muita atenção com nutricionistas e médicos, sem formação em educação física, que estão se aventurando na área do treinamento na musculação, pois você pode ter que encarar um de treino como este abaixo, elaborado por um "nutricionista esportivo", que por sorte, ou para os mais religiosos, por um milagre, não gerou lesões graves em seu cliente.
http://blogpilates.com.br/pilates-para-corredores-beneficios/

Para não me alongar muito falando sobre tipo de divisão, volume de treinamento, seleção de exercícios, tempo de descanso entre as séries, dias para a plena recuperação muscular.... (Esse treino dá pano para manga). Vamos analisar apenas a articulação do ombro. Como não deve ser novidade para quem frequenta academia e faz musculação, o ombro (parte posterior, anterior e média) é acionado nos exercícios para peitoral e costas. Em alguns casos, dependendo da posição que se está realizando o exercício, o estímulo é até maior nos ombros do que na musculatura que você acredita que está enfatizando (peitoral por exemplo).
A divisão:
Treino A / segunda = Peito e Tríceps (olha o ombro aí)
Treino B / terça = Costas e Bíceps (novamente)
Treino C / quarta = Só ombro (aí ferrou tudo)
Treino D/ quinta = Perna (ufa, um descanso).
Mas calma, esta pessoa treinava de segunda a sábado, direto, sem nenhum dia de descanso. Então, ainda temos:
Treino A / sexta = Peito e Tríceps (ombro)
Treino B / sábado = Costas e Bíceps (ombro)

Agora atente-se a quantidade de séries de peitoral, costas e ombros. Não se assuste, se quiser pode conferir na planilha, são mais de 20 séries.

E não estamos falando de um atleta do fisiculturismo, que se dedica incondicionalmente ao esporte, e sim, de um mero mortal que vai a academia em busca de um corpo esteticamente mais "bonito".

Esta planilha é literalmente um monte números e exercícios jogados de forma aleatória, sem levar em consideração princípios básicos do treinamento.

QUEM ELABORA TREINAMENTO É O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA !!!