Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Você conhece os produtos diet e light?

Texto escrito pela nutricionista Priscila Moreira:
- Nutricionista Clínica e Esportiva
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP
- Parceira da M.V Qualidade de Vida e Saúde
Tel:  (11) 99538-8439 /  @prilamoreira 

Consumo consciente de alimentos Diet e Light.

Como fazer a escolha correta? 

Chega segunda-feira e você esta determinado a finalmente começar a dieta. Resolve ir as compras e se dá conta de que existem vários produtos disponíveis no mercado, direcionados para perda de peso, com imagens de pessoas magras e bonitas, com expressões nos rótulos dizendo “0%”, “Zero”, “Light”, “Diet” etc. Então surge a questão: Qual a melhor opção? Qual devo escolher? Posso consumir a vontade, ou existe um limite?
Vamos por partes...

O que é um alimento Diet?

É todo alimento isento de um ou mais ingredientes de sua formula original. E este ingrediente não necessariamente é o açúcar, porém é o mais comum. Esses alimentos são produzidos para atender as necessidades específicas de pessoas portadoras de algumas doenças, como diabetes, hipertensão, fenilcetonúria. Aqui no Brasil, a expressão “Diet” é usada para identificar a ausência de açúcar, na maioria das vezes. Em outras, podemos observar a expressão “0% de Açúcar” ou “Zero Açúcar” ou “Sem adição de açúcar”.


O que é um alimento Light?

São alimentos que tem redução de no mínimo 25% de calorias, comparado ao mesmo produto regular. Ou seja, a versão light de um iogurte, por exemplo, deve ter no mínimo 25% menos calorias que a versão original para ser considerado light. Essa redução calórica é atingida retirando ou diminuindo a quantidade de gorduras e açúcares, substituindo por espessantes e adoçantes.

Um alimento pode indicar ser “0% de açúcar” e também possuir a expressão “Light”. Isso indica que além de não ter adição de açúcar, ele também possui valor calórico reduzido.

Dica:


A ausência de açúcar na formulação de um alimento, é suprida pela adição de adoçantes, porém, muitas vezes, as quantidades de gorduras permanecem as mesmas, ou maiores, como é o caso dos chocolates dietéticos. 


Alguns alimentos são naturalmente calóricos, então mesmo as versões diet e light devem ser consumidas com moderação e, de preferência sob a supervisão de um Nutricionista, dentro de uma dieta equilibrada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário