Pesquisar este blog
domingo, 26 de setembro de 2010
O futebol transformando Ruanda
sábado, 25 de setembro de 2010
26 de setembro - dia mundial do coração
Você já pensou em como está cuidando do seu coração?
O coração é uma bomba muito eficiente: em repouso bombeia cerca de 4 litros de sangue por minuto. Quando submetido a esforço físico, chega a 20 litros. Mas, sem treino, ele sofre problemas. Enfraquecido e debilitado traz sérios problemas para a saúde.
Com o coração fraco você cansa mais rápido, a circulação fica deficiente, os músculos não recebem quantidade suficiente de sangue, oxigênio e nutrientes, as paredes arteriais ficam mais sensíveis ao depósito de gordura, a sua freqüência cardíaca em repouso varia de 80 a 100 batidas por minuto, um esforço desnecessário já que um coração treinado bate cerca de 50 a 70 vezes por minuto.
Veja a diferença na quantidade de batimentos do coração entre uma pessoa sedentária e outra com resistência cardiorespiratória em um dia.
100 batimentos x 1.440 minutos= (S) 144.000
70 batimentos x 1.440 minutos= (T) 100.800
(S) 144.000 – (T) 100.800 = 43.200
Quando uma pessoa faz atividades físicas, o coração tem que se adaptar ao treinamento, ou seja, aumenta a utilização da gordura, diminui a resistência vascular periférica e há um do consumo maior de oxigênio. Portanto, o risco de doenças cardiovasculares também é menor.
Benefícios do aumento da resistência cardiorespiratória:
- Redução da pressão arterial;
- Aumento do colesterol HDL;
- Diminuição do colesterol total;
- Diminuição dos estoques de gordura;
- Aumento da capacidade de trabalho aeróbico;
- Diminuição de sintomas clínicos de depressão, tensão e ansiedade;
- Aumento da função cardíaca;
- Possibilidade de redução na mortalidade de pacientes pós-infarto do miocárdio.
Movimente-se !!!!
domingo, 19 de setembro de 2010
Obesidade (parte I): metade da população brasileira está fora do peso ideal
O brasileiro está ganhando peso ao longo dos anos, é o que indica os dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa foi realizada em parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde, que entrevistou e tomou medidas de peso e altura de pessoas em 55.970 domicílios em todos os estados e no Distrito Federal. Foram analisados os dados de mais de 188 mil pessoas de todas as idades. Os homens acima do peso na população de 20 anos ou mais chegou a 50,1%. Na POF de 2002-2003, o número é de 41,4%. Entre as mulheres, o percentual aumentou de 40,9% para 48%. O aumento de peso é identificado em todas as faixas etárias, independente do sexo, da região ou da faixa de renda. Com isso, quase metade da população está acima do peso ideal. A pesquisa apresenta o avanço da obesidade nas últimas décadas. Desde 1974, o percentual de homens obesos mais do que quadruplicou (passou de 2,8% para 12,4%) e entre as mulheres dobrou (passou de 8% para 16,9%). Nas crianças de 5 a 9 anos, o percentual de obesidade subiu de 2,9% para 16,6%. Além disso, o item excesso de peso subiu de 10,9% para 34,8%, demonstrando um quadro extremamente preocupante. A explicação para o aumento de peso da população está relacionada as alterações nos hábitos alimentares e na ausência de atividade física regular. Este é um problema de saúde pública, ou seja, é necessário uma política de educação alimentar e de incentivo a prática de atividades físicas, sendo um trabalho em conjunto principalmente do Ministério da Saúde e da Educação, para evitar um processo de epidemia da obesidade como atualmente existe nos Estados Unidos.
Estudos apontam que 80% das crianças obesas tornam-se adultos obesos.
Sendo assim, quanto mais cedo (idade) iniciarmos a prática de atividades físicas e adotarmos uma alimentação saudável e equilibrada, maior será a probabilidade dessas características se perpetuarem ao longo da vida.
Estimulem seus filhos, sobrinhos, alunos, as crianças do seu convívio social, a fim de evitar a obesidade infantil e para que estas, ao se tornarem adultos, não façam parte dessa preocupante estatística.
fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1699&id_pagina=1
Movimente-se !!!!!
Leia no blog: A balança: musculação emagrece ou não?
Exercícios físicos deixam as crianças mais inteligentes?
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Caminhadas rápidas podem prevenir 10 mil casos de câncer de mama e intestino ao ano, segundo dados do The World Cancer Research Fund
Segundo dados recentes do The World Cancer Research Fund (WCRF), cerca de 10 mil casos de câncer de mama e intestino poderão ser prevenidos a cada ano no Reino Unido se as pessoas fizerem mais caminhadas rápidas. Qualquer atividade física moderada que acelere o coração e faça você respirar mais profundamente pode trazer os mesmos benefícios à saúde.
Os dados sugerem que 45 minutos ao dia de exercícios moderados podem prevenir cerca de 5.500 casos de câncer de mama, e que 30 minutos de atividades moderadas, pelo menos 5 dias na semana, podem evitar 4.600 casos de câncer de intestino ao ano.
A equipe do WRCF reforçou que o mais importante é o tempo total de atividade. Você não precisa exercitar-se direto durante 45 minutos ao dia para alcançar estes benefícios. Caminhadas curtas que acelerem o coração também são benéficas.
A coordenadora, Dra. Rachel Thompson, disse que com pequenas mudanças na rotina diária é possível alcançar ganhos reais para a saúde. De acordo com o estudo, ainda que as atividades físicas não sejam realizadas diariamente, elas trazem melhorias.
Matéria: News.med.br (notícias e informações sobre saúde)
http://www.news.med.br/p/caminhadas+rapidas+podem+prevenir+1-70078.html
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
1 de setembro - dia do professor de Educação Física
É comum a divulgação dos benefícios da prática de esportes e exercícios físicos nas diferentes faixas etárias e em todas essas fases existe um profissional de Educação Física acompanhando todo o processo. É ele que elabora os treinamentos para a melhoria da saúde e do condicionamento físico, é este profissional que nas escolas transmite valores para as nossas crianças por meio dos esportes e das brincadeiras, assim como tem um papel fundamental nos esportes competitivos como preparadores físicos, técnicos, etc. Por isso, valorize este PROFESSOR que está ao seu lado e que te assessora nos diferentes ambientes que frequenta.