Você já pensou em como está cuidando do seu coração?
O coração é uma bomba muito eficiente: em repouso bombeia cerca de 4 litros de sangue por minuto. Quando submetido a esforço físico, chega a 20 litros. Mas, sem treino, ele sofre problemas. Enfraquecido e debilitado traz sérios problemas para a saúde.
Com o coração fraco você cansa mais rápido, a circulação fica deficiente, os músculos não recebem quantidade suficiente de sangue, oxigênio e nutrientes, as paredes arteriais ficam mais sensíveis ao depósito de gordura, a sua freqüência cardíaca em repouso varia de 80 a 100 batidas por minuto, um esforço desnecessário já que um coração treinado bate cerca de 50 a 70 vezes por minuto.
Veja a diferença na quantidade de batimentos do coração entre uma pessoa sedentária e outra com resistência cardiorespiratória em um dia.
100 batimentos x 1.440 minutos= (S) 144.000
70 batimentos x 1.440 minutos= (T) 100.800
(S) 144.000 – (T) 100.800 = 43.200
Quando uma pessoa faz atividades físicas, o coração tem que se adaptar ao treinamento, ou seja, aumenta a utilização da gordura, diminui a resistência vascular periférica e há um do consumo maior de oxigênio. Portanto, o risco de doenças cardiovasculares também é menor.
Benefícios do aumento da resistência cardiorespiratória:
- Redução da pressão arterial;
- Aumento do colesterol HDL;
- Diminuição do colesterol total;
- Diminuição dos estoques de gordura;
- Aumento da capacidade de trabalho aeróbico;
- Diminuição de sintomas clínicos de depressão, tensão e ansiedade;
- Aumento da função cardíaca;
- Possibilidade de redução na mortalidade de pacientes pós-infarto do miocárdio.
Movimente-se !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário