Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

Obesidade (parte I): metade da população brasileira está fora do peso ideal

O brasileiro está ganhando peso ao longo dos anos, é o que indica os dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa foi realizada em parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde, que entrevistou e tomou medidas de peso e altura de pessoas em 55.970 domicílios em todos os estados e no Distrito Federal. Foram analisados os dados de mais de 188 mil pessoas de todas as idades. Os homens acima do peso na população de 20 anos ou mais chegou a 50,1%. Na POF de 2002-2003, o número é de 41,4%. Entre as mulheres, o percentual aumentou de 40,9% para 48%. O aumento de peso é identificado em todas as faixas etárias, independente do sexo, da região ou da faixa de renda. Com isso, quase metade da população está acima do peso ideal. A pesquisa apresenta o avanço da obesidade nas últimas décadas. Desde 1974, o percentual de homens obesos mais do que quadruplicou (passou de 2,8% para 12,4%) e entre as mulheres dobrou (passou de 8% para 16,9%). Nas crianças de 5 a 9 anos, o percentual de obesidade subiu de 2,9% para 16,6%. Além disso, o item excesso de peso subiu de 10,9% para 34,8%, demonstrando um quadro extremamente preocupante. A explicação para o aumento de peso da população está relacionada as alterações nos hábitos alimentares e na ausência de atividade física regular. Este é um problema de saúde pública, ou seja, é necessário uma política de educação alimentar e de incentivo a prática de atividades físicas, sendo um trabalho em conjunto principalmente do Ministério da Saúde e da Educação, para evitar um processo de epidemia da obesidade como atualmente existe nos Estados Unidos.

Estudos apontam que 80% das crianças obesas tornam-se adultos obesos.

Sendo assim, quanto mais cedo (idade) iniciarmos a prática de atividades físicas e adotarmos uma alimentação saudável e equilibrada, maior será a probabilidade dessas características se perpetuarem ao longo da vida.

Estimulem seus filhos, sobrinhos, alunos, as crianças do seu convívio social, a fim de evitar a obesidade infantil e para que estas, ao se tornarem adultos, não façam parte dessa preocupante estatística.

fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1699&id_pagina=1

Movimente-se !!!!!

Leia no blog: A balança: musculação emagrece ou não?



Nenhum comentário:

Postar um comentário