Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Para que serve a avaliação física?



A avaliação física é processo que identifica as condições físicas do individuo, suas possíveis limitações, assim como é uma ferramenta importante para verificar se os objetivos traçados para o período foram alcançados. Os dados coletados na avaliação física são fundamentais na elaboração do treinamento, seja para quem inicia ou para aquele que regularmente realiza atividades físicas, pois trás as seguintes informações:

- Avaliação de força, resistência e flexibilidade;

- Avaliação cardiorrespiratória (pressão arterial, limiar aeróbio e anaeróbio, volume de O2);

- Medidas antropométricas (dobras cutâneas, percentual de gordura, circunferências);

- Peso;

- Altura;

- Avaliação postural (cifose, lordose);

- Limitações físicas e contra-indicações;

- Teste de anamnese, incluindo hábitos alimentares, doenças genéticas, estilo de vida, etc.

Uma boa avaliação começa pela escolha dos protocolos e pela pessoa que a realiza, tendo que ser um profissional capacitado e treinado para tal função, para que os dados fornecidos mostrem a real condição do avaliado. Erros na escolha do protocolo ou na ação do avaliador trarão dados inexistentes, resultando na elaboração de um plano de treinamento inadequado. Por isso, as avaliações devem ser periódicas e sucessivas, o que permite avaliar e acompanhar a evolução do aluno, identificando se os objetivos traçados inicialmente foram alcançados. Além disso, serve para alterar o programa de treinamento e para estabelecer novas metas.

Abaixo segue um exemplo da importância da avaliação física.

Um aluno cujo o objetivo é emagrecer, ao iniciar um programa de treinamento está com 105 kg, 45% de gordura corporal e uma circunferência abdominal de 110 cm. Inicialmente, o objetivo é chegar aos 90 kg. O aluno ansioso para ver os resultados, todos os dias se pesa na balança de casa. Após alguns meses de treinamento chegou a 100 kg, ficando longe dos 90 pretendido. No entanto, a avaliação física identificou que o percentual caiu de 45% para 37% e a circunferência abdominal de 110 cm para 100.

A diminuição desses dois parâmetros é significativo para a saúde do individuo, assim como para motivá-lo a continuar praticando atividades físicas regularmente.

Movimente-se !!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Responsabilidade social: o esporte incentivando e contribuindo na educação dos jovens


Texto publicado no site: http://www.cidadedofutebol.com.br/

Quando colocamos em pauta o assunto responsabilidade social, imediatamente reconhecemos algumas vertentes de atuação das empresas: funcionários trabalhando como voluntários ou aplicação de recursos financeiros em projetos sociais, programas de qualidade de vida para colaboradores, sustentabilidade de comunidades localizadas em regiões próximas a empresa, etc.

Segundo Ashley (2002, p. 6), o conceito de responsabilidade social é assim definido:

Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo especifico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel especifico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela.[...] Assim, numa visão expandida, responsabilidade social é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Nesse sentido, um exemplo que alia futebol e educação é o projeto “Bola pra frente, educação pra gente”, da empresa Alunorte, controlada pela Vale do Rio Doce, com participação da companhia Norueguesa Norsk Hydro, criado em 2001, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Este projeto acontece no município de Barbacena e Belém, envolvendo mais de 600 alunos de escolas públicas da cidade. Para integrar a equipe Alunorte Rain Forest (ARF), que todo ano participa da Copa Noruega, os adolescentes disputam um campeonato chamado Copa Alunorte, em que os 18 melhores jogadores são escolhidos para irem a Noruega. Mas, para isso, estes jovens devem ter boas notas na escola e fazer parte das ações Prêmio Educacional, no qual são realizadas palestras por exemplo, sobre violência doméstica contra a criança e o adolescente e sexualidade na adolescência, tendo como proposta a realização de trabalhos como redação, cartazes e avaliações periódicas. Segundo a Secretaria de Educação, o interesse pela escola aumentou em 19% em função do projeto.

Atitudes socialmente responsáveis como o projeto “Bola pra Frente, Educação pra gente”; o Programa Educação pelo Esporte, criado em 1995 pelo Instituto Ayrton Senna, desenvolvido com a Audi AG, da Alemanha e o Centro Rexona de Excelência de Voleibol, auxiliam na formação de jovens muitas vezes excluídos na sociedade e sem perspectiva de futuro, com um chamariz já praticado nas ruas, nas escolas, em parques: o esporte.

Sabemos que o esporte possui esta característica aglutinadora, sendo responsável direto pela integração de crianças e jovens em algumas ações sócio-educativas, beneficiando assim, não só a formação de um indivíduo socialmente ativo, com a oportunidade de modificar um cenário que lhe parecia nebuloso, mas também como na construção de uma sociedade com um pouco mais de igualdade, dignidade e respeito. Portanto, se existem ferramentas como o esporte, que levam os nossos jovens a voltarem à escola, isto deve ser incentivado por todos: Estado, iniciativa privada e sociedade civil.

Referências bibliográficas

ASHLEY, PATRÍCIA ALMEIDA. (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.

CASTRO, EDSON. Soma de futebol com esforço no estudo leva 18 jovens ao Norway Cup. Unisol, Universidade Solidária, 27 de agosto 2007. Disponível em: http://www.universidadesolidaria.org.br/site/pagina.php?idclipping=7863&idmenu=45. Acesso em: 08 de fevereiro 2008.

PASCHOAL, ENGEL. Responsabilidade Social e Ética: Esporte Social Clube. Colégio Módulo, 12 de maio 2003. http://www.colegiomodulo.com.br/Default.asp?Codigo=266&Secao=&SubSecao=. Acesso em: 08 de fevereiro 2008.