Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Para que serve a avaliação física?



A avaliação física é processo que identifica as condições físicas do individuo, suas possíveis limitações, assim como é uma ferramenta importante para verificar se os objetivos traçados para o período foram alcançados. Os dados coletados na avaliação física são fundamentais na elaboração do treinamento, seja para quem inicia ou para aquele que regularmente realiza atividades físicas, pois trás as seguintes informações:

- Avaliação de força, resistência e flexibilidade;

- Avaliação cardiorrespiratória (pressão arterial, limiar aeróbio e anaeróbio, volume de O2);

- Medidas antropométricas (dobras cutâneas, percentual de gordura, circunferências);

- Peso;

- Altura;

- Avaliação postural (cifose, lordose);

- Limitações físicas e contra-indicações;

- Teste de anamnese, incluindo hábitos alimentares, doenças genéticas, estilo de vida, etc.

Uma boa avaliação começa pela escolha dos protocolos e pela pessoa que a realiza, tendo que ser um profissional capacitado e treinado para tal função, para que os dados fornecidos mostrem a real condição do avaliado. Erros na escolha do protocolo ou na ação do avaliador trarão dados inexistentes, resultando na elaboração de um plano de treinamento inadequado. Por isso, as avaliações devem ser periódicas e sucessivas, o que permite avaliar e acompanhar a evolução do aluno, identificando se os objetivos traçados inicialmente foram alcançados. Além disso, serve para alterar o programa de treinamento e para estabelecer novas metas.

Abaixo segue um exemplo da importância da avaliação física.

Um aluno cujo o objetivo é emagrecer, ao iniciar um programa de treinamento está com 105 kg, 45% de gordura corporal e uma circunferência abdominal de 110 cm. Inicialmente, o objetivo é chegar aos 90 kg. O aluno ansioso para ver os resultados, todos os dias se pesa na balança de casa. Após alguns meses de treinamento chegou a 100 kg, ficando longe dos 90 pretendido. No entanto, a avaliação física identificou que o percentual caiu de 45% para 37% e a circunferência abdominal de 110 cm para 100.

A diminuição desses dois parâmetros é significativo para a saúde do individuo, assim como para motivá-lo a continuar praticando atividades físicas regularmente.

Movimente-se !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário