Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Giba: um exemplo para os jovens atletas

Giba até pouco tempo era considerado o melhor atacante do mundo, jogador indispensável e com vaga garantida em qualquer equipe ou seleção do mundo. No entanto, no mundial de vôlei que acabou este mês e que o Brasil sagrou-se campeão, Bernardinho optou por outros dois ponteiros: Murilo (eleito melhor jogador do torneio) e Dante.

Qual seria a postura de um ídolo como Giba sentado no banco de reservas?

Além de ser um extraordinário atleta dentro da quadra, Giba mostrou o que realmente significa integrar-se a um grupo, fazer parte de uma equipe, pois em nenhum reclamou por não estar jogando. Pelo contrário, nas transmissões era comum vermos o ídolo incentivando e aconselhando Murilo (seu concorrente pela posição), orientava a equipe, dava força aos outros jogadores e vibrava a cada ponto conquistado pela seleção brasileira.

Sem nenhum constrangimento, sentou-se no banco de reservas e auxiliou a equipe da maneira que podia, em busca de um objetivo maior, que era o tricampenato mundial consecutivo. E ao conquistá-lo, tornou-se um dos poucos atletas três vezes campeão do torneio.

Em tempos onde os exemplos do esporte mais praticado e assistido no Brasil (futebol) são extremamente negativos, Dagoberto do São Paulo questionava na mídia sua não titularidade, Neymar do Santos brigou com o técnico e ofendeu seus companheiros de equipe, Adriano do Roma recusou-se a entrar em campo faltando 4 minutos para terminar o jogo, fora atletas sem a menor expressão que ao serem substituídos fazem cara feia e, as vezes, nem cumprimentam o companheiro de equipe que irá substituí-lo, a postura do atleta Giba mostrou-se digna e merecedora do título que carrega: o de ídolo.

Atitudes equivocadas ou negativas de atletas são exaltadas e divulgadas constantemente pela mídia, pois isso dá ibope, gera discussão, polêmica. Mas, desta vez, felizmente, este texto é para reverenciar um atleta não só pelas cortadas, bloqueios ou defesas, mas sim, pela postura e pelo exemplo a ser seguido por todos aqueles que um dia, sonham em serem ídolos de algum esporte.

Depoimento de Bruninho, levantador da seleção, após a final:

"Poucos podem saber da importância dele. Ele pouco entrou, pouco fez no campeonato, mas acho que é o cara mais importante deste grupo. É a alma desse time. Hoje (domingo), antes do jogo, ele falou que era a despedida dele em Mundiais. O cara dá tudo que pode nos treinos, então é um exemplo para todos. São pessoas que nasceram para vencer, predestinados e o Giba é uma delas". Fonte: site Terra.

Movimente-se !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário