Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Obesidade (parte II): os riscos a saúde

A obesidade é definida como um excessivo acúmulo de gordura corporal e está sempre associada a problemas de saúde. No entanto, para identificar a quantidade de gordura corporal é necessária a utilização de processos de avaliação de composição corporal (Ex: dobras cutâneas, bioimpedância, pesagem hidrostática, IMC, densitometria).

Devido ao conjunto de fatores de risco associados a obesidade, a comunidade médica a denomina como uma “doença crônica” e como tal, é fundamental para o sucesso do tratamento que exista uma equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionistas, prof. educação física, psicólogos, etc, auxiliando o paciente nas suas necessidades e alicerçando um caminho a ser trilhado considerando as dificuldades que serão enfrentadas no processo de emagrecimento. Dessa forma, esses profissionais envolvidos pesquisam as causas da obesidade, realizam o controle das doenças associadas ao quadro, assim como elaboram uma dieta equilibrada (reeducação alimentar) e um programa de treinamento (atividade física) com o objetivo perder peso. Vale ressaltar que sem dieta e exercícios não existe um balanço calórico negativo, ou seja, não gasta mais calorias do que ingere.

As pessoas com obesidade apresentam limitações no movimento, o peso sobrecarrega a coluna e as articulações do joelho, quadril e tornozelos, aumentando o risco de a longo prazo desenvolver doenças articulares degenerativas (artrose). Além disso, existem outras complicações relacionadas a obesidade e excesso de peso que diminuem a expectativa de vida, tais como:

- Hipertensão;

- Diabetes tipo II;

- Doença Renal;

- Doenças cardiovasculares;

- Problemas respiratórios;

- Perda da auto-estima;

- Depressão;

- Distúrbios alimentares;

- Doenças de pele;

- Apnéia do sono.

A obesidade cresce assustadoramente no Brasil e está associada a ausência de hábitos alimentares saudáveis, assim como ao alto índice de pessoas sedentárias.

Movimente-se !!!

Leia no blog:

- Obesidade (parte I): metade da população brasileira está fora do peso ideal.

- A balança: musculação emagrece ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário