Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Suplementos (parte I): carboidratos


As pessoas que frequentam academias certamente ouviram falar ou já utilizam os suplementos alimentares. No entanto, existem tipos diferentes de suplementos e cada um possui funções específicas.

Este é o primeiro de uma séries de textos relacionados ao tema suplementos, cujo o objetivo é esclarecer quando, como e porque utilizar esse tipo de produto.

Hoje o tema é: carboidratos.

A função dos suplementos a base de carboidratos é de aumentar as reservas de energia e melhorar a performance durante o treinamento. Portanto, para quem prática exercícios intensos (musculação) ou prolongados (corrida, futebol, esportes em geral), os produtos abaixo tornam-se uma alternativa interessante:

Maltodextrina: é um carboidrato proveniente do amido de milho.

- Tipos: em pó.

- A substância repõe a energia gasta durante a atividade física, melhorando o desempenho e retardando a fadiga, por meio da liberação gradual de glicose para o sangue. Como a maltodextrina é facilmente assimilada pelo organismo e metabolizada de maneira lenta e constante, seu consumo faz com que a capacidade de produzir energia seja mantida durante o treinamento.

- Dose recomendada: duas colheres de sopa diluídas em um copo (300 ml) de água, três vezes ao dia.

- Tomar antes, durante e após o exercício.

Ribose: único açúcar de 5 carbonos

- Tipo: cápsulas e pó.

- Aumenta a disposição e acelera a recuperação muscular pós-treino, pois estimula a reposição da molécula mais importante relacionada à produção de energia, a adenosina trifosfato (ATP), usada em todos os processos metabólicos do corpo. A ribose fornece combustível para que os músculos trabalhem em seu nível máximo, especialmente durante exercícios que exigem explosão muscular como: lutas, futebol, basquete e corridas. A substância também retarda a fadiga e auxilia os músculos a se recuperarem em menos tempo.

- Dose recomendada: de 2g a 5g ao dia.

- Tomar antes da atividade física.

Energético em gel : é um mix de carboidratos, contém latodextrina, frutose e glicose, isentos de gorduras.

- Tipo: sachês de diversos sabores.

- Rápida digestão e assimilação, esse suplemento fornece energia rápida e também repõe sais minerais que o corpo perde junto com o suor, como sódio, potássio e selênio, proporcionando ação antioxidante. A embalagem prática favorece seu consumo ao longo de treinos e competições.

- Dose recomendada: depende da duração e da intensidade do esforço.

- Tomar um sachê antes do exercício e um a cada 30 minutos.

Hipercalórico ou massa anticatabólica: é um suplemento com alta concentração de carboidratos e proteínas, com baixo índice de gorduras, acrescido de vitaminas e sais minerais.

- Tipo: em pó.

- É indicado principalmente para quem quer manter massa corporal magra ou pratica esportes de alta intensidade, como maratonistas e triatletas. Os carboidratos fornecem energia para ser gasta durante o exercício e as proteínas (whey protein, albumina e soy protein, entre outras) auxiliam na recuperação e reconstrução muscular.

- Dose recomendada: de duas a quatro medidas cheias do produto em um copo de leite integral (300 ml). A quantidade de porções diárias depende do treino e do objetivo.

- Tomar logo depois da atividade física ou para enriquecer a dieta diária.

Obs: Não utilize suplementos sem orientação, procure um nutricionista !!!

Movimente-se !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário