Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Treinar com muita roupa emagrece?


Quem já viu pessoas correndo no verão com blusas de mangas compridas e toucas? E nas academias, quantas vezes você presenciou pessoas na esteira ou até mesmo na sala de musculação cheias de roupas? Muito provavelmente você já deve ter visto ou conheceu alguém que utilizou essas estratégias.

Qual será o objetivo dessas pessoas? EMAGRECER !!!!!

Infelizmente, isso não vai acontecer.

O excesso de roupa pode elevar a temperatura corporal e provocar a desidratação (o organismo tem menos água que necessita), tendo como consequência uma diminuição no desempenho durante o exercício. O aumento excessivo da temperatura corporal não irá maximizar a perda de peso, mas pode trazer consequencias mais severas ao organismo, como é o caso da hipertermia. A hipertermia acontece devido a uma sobrecarga dos mecanismos termoreguladores do corpo, elevando a temperatura corporal acima dos 40°.

Causas da Hipertermia:

- Exposição a ambientes com temperatura elevada;

- Fatores que impedem o mecanismo de perda de calor;

- Prática excessiva de atividade física;

- Desidratação;

- Intoxicações diversas;

- Por agentes patológicos.

Sintomas:

- Suor intenso;

- Confusão Mental;

- Câimbras;

- Náuseas;

- Vômitos;

- Aumento da frequência cardíaca;

- Respiração intensa;

- Ansiedade;

- Perda de Coordenação.

O consumo de água durante a prática de exercícios físicos é essencial, assim como a utilização de roupas apropriadas para cada tipo de atividade. Em dias quentes ou nas academias, escolha sempre roupas leves, pois isso ajudará o seu corpo a regular a temperatura corporal de maneira adequada. Dessa forma, você irá melhorar o rendimento durante o treinamento e, consequentemente, alcançará o seu objetivo.

Emagrecer exige reeducação alimentar e exercícios físicos regulares, sempre com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por: médicos, nutricionistas e profissionais de educação física.

Movimente-se !!!!

Leia no Blog:

- Qual é o melhor exercício aeróbio: esteira, bike ou transport?

- A balança: musculação emagrece ou não?

2 comentários:

  1. É realmente muito comum vermos nas academias pessoas que estão completamente sábias de mitos. Como por exemplo, trenar com roupa escura, treinar comum saco plastico na barriga... são estorias que não sei de onde vem, mas que o povo adora. E o nosso papel é orientar essas pessoas para que seja evitado possiveis acidentes e para que estas consigam atingir seus objetivos.
    Dani Florentino
    Fitness.com
    http://danielle.fitness.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente isso é mais comum do que se imagina!!
    Talvez seja por falta de comunicação ou ignorância mesmo!! Adorei o esclarecimento!!
    Leila

    ResponderExcluir