Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Qual é o melhor exercício aeróbio: esteira, bike ou transport?

É comum os questionamentos sobre qual dos aparelhos para exercícios aeróbios é o mais eficiente (esteira, bike e transport) e esta dúvida surge, principalmente daqueles cujo o objetivo é perder peso. Por isso, é importantíssimo esclarecer que não é o equipamento que fará você ter um gasto calórico maior, e sim, a velocidade, a intensidade e a frequência cardíaca que estará realizando o exercício.

Lembrando que é fundamental conciliar os exercícios aeróbios com os exercícios resistidos (musculação) para não perder massa muscular, ou seja, perda de peso significa diminuição na gordura corporal e não perda da massa magra (leia no blog: A balança: musculação emagrece ou não?)

Diferenças entre os aparelhos:

A esteira é o aparelho mais indicado para os iniciantes, devido a familiaridade com o movimento de caminhar e correr, assim como pela baixa fadiga muscular em velocidade moderada para baixa. Mesmo uma pessoa que não realiza atividades físicas há algum tempo, certamente conseguirá caminhar por alguns minutos. Além disso, o impacto nas articulações é reduzido em até 22% se comparado com a corrida ou caminhada na rua. O trabalho muscular é localizado nos membros inferiores (pernas), principalmente no músculo da panturrilha.

A bicicleta é considerada também um exercício aeróbio com baixo grau de fadiga, no entanto, devido a ação constante dos músculos da coxa durante a atividade, exige-se necessariamente que a pessoa tenha uma boa resistência muscular localizada para suportar um longo tempo pedalando. Uma vantagem da bicicleta é o ganho no diâmetro dos músculos (hipertrofia) da coxa. Além disso, existem as aulas de spinning cujo o gasto calórico é elevado devido a intensidade e a velocidade do exercício.


O transport ou elíptico possuí um grau de dificuldade maior. Durante o exercício a frequência cardíaca é elevada rapidamente, exigindo do praticante um bom condicionamento físico. É excelente para coxas e glúteos, além de ser considerado o aparelho com menor impacto dentre os três. Pode-se enfatizar o trabalho dos músculos posteriores da coxa e do glúteo realizando o movimento de forma invertida (para trás).

Mesmo sendo aparelhos aparentemente fáceis de manusear, é necessário a regulagem correta do banco da bike, uma postura adequada durante o movimento no transport, assim como a correção, se necessário, da pisada na caminhada ou corrida. Por isso, sempre procure um profissional de educação física para auxiliá-lo.

Movimente-se !!!




6 comentários:

  1. FAÇO PERNA UM DIA SIM OUTRO Ñ, SE EU COLOK EM MEU TREINO O OUTRO DIA 30 MINUTOS DE BIKE, VOU QUEIMAR OU MELHOR PERDER, PQ MEU OBJETIVO É GANHAR! OBRIGADA, AMEI O BLOG... PATYVASCONCELOSFSA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Olá Paty !
    O período de descanso é essencial para que você ganhe massa muscular (hipertrofia). Não tem problema fazer bike, mas coloque pouca carga. Se possível, faça outro exercício aeróbio (esteira de preferência) ou deixe de treinar MMII (perna) pelo menos um dia, assim você certamente terá uma performance melhor na musculação porque os músculos tiveram um tempo adequado de recuperação.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA! VC É 10.... DEUS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  4. MARCIO, SERÁ Q VC PODERIA ME PASSAR UM TREINO?? SE Ñ PUDER Ñ TEM NADA Ñ, SABI EU MALHO A + DE 8 ANOS SO QUE AS VEZES PARA 1,2,3 MESES... AI EMAGREÇO MUITO FACIL, ENTÃO... EU TENHO 60 KG, 1,72 ALTURA, 58 DE COXA... TA MUITO RUIM???? QUERIA FIK COM AS PERNAS PELO MENOS COM 61... RSRSRS... TO COMENDO BATATA DOCE COM PEITO DE FRANGO QUANDO CHEGO E AS VEZES PÃO COM QUEJO BRACO, RESOLVE ALGU??? UM ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  5. Paty, para montar um treino necessito de mais informações e só conseguiria por meio de uma avaliação física. Além disso, não seria ético prescrever um treino sem ser contratado como personal, pois você já possuí um prof te acompanhando na academia.
    Pelo o que vc descreveu, provavelmente o seu objetivo não é alcançado pelo tempo que fica sem treinar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Marcio.. vim conhecer seu espaço e adorei estou atenta a suas dicas um beijo da sua aluna!!
    Crica Marques

    ResponderExcluir